sábado, 23 de junho de 2012

Resumo Biologia 3 etapa -Lasneaux

Sistema Imunológico:

        O sistema imunológico humano é dividido em 3 níveis. Os micro-organismos invasores se deparam, primeiramente com as barreiras, caso consigam passar do 1˚ nível encontram o 2˚, chamado de respostas inespecíficas; caso, mesmo depois do 1˚ e do 2˚ nível, prossigam, deparam-se com o 3˚ e último nível: o de respostas específicas.
  • Barreiras (1˚ nível): são divididas em físicas e químicas. As físicas impedem a entrada dos micro-organismos, como a pele (por causa da queratina); a mucosa (no nariz e na boca); pelos; cílios (não os cílios dos olhos, e sim os da traqueia! Eles "varrem" os invasores para fora). As químicas são: lágrima e saliva (possuem algumas enzimas têm ação bactericida e outras têm o pH muito alto, ou seja, são ácidas demais para proliferação do invasor); muco ("retém" os invasores nas mucosas); sebo; suor, etc.
  • Respostas inespecíficas (2˚ nível): o próprio nome é auto-explicativo: respostas que não dependem do invasor, ou seja, são idênticas independente do invasor, agem da mesma maneira sempre..


    • Inflamação: começa com uma lesão em que os invasores já passaram das barreiras . Em seguida os mastócitos (células do tecido conjuntivo - derme) liberam algumas substâncias, entre elas a histamina, que serve para dilatar os vasos sanguíneos. A dilatação serve como uma "aviso" aos leucócitos do sangue, que saem para defender o corpo. Obs: diapese é a saída dos leucócitos dos vasos sanguíneos. A inflamação causa inchaço (volume de sangue), rubor (vermelhidão, também por causa do sangue), dor (os mastócitos liberam outras substâncias, algumas causam dor) e o aumento da temperatura (o sangue é quente). A inflamação é benéfica, assim, quando uma pessoa toma um anti-inflamatório ela está "desacelerando" o processo de defesa, por isso o anti-inflamatório é ruim biologicamente falando e bom para a pessoa, já que diminui a dor.
    • Febre: com a infecção, os leucócitos liberam a substância pirogênica que vai para o hipotálamo (que é a parte do cérebro que regula a temperatura), que por causa dessa substância, aumenta a temperatura corporal, causando a febre. A febre tem dois objetivos: aumentar a atividade do sistema imune e diminuir a atividade do invasor. Obs: os antitérmicos (remédios para a febre) não são muito bons para o corpo, pois diminuem a defesa que está acontecendo. Entretanto é benéfico nos seguintes casos: febres acima de 40˚C; febre em crianças abaixo dos 5 anos e em idosos.
        - Antes de entrar nas respostas específicas é importante entender os leucócitos. Os leucócitos são as células de defesa (também conhecidas como glóbulos brancos) e são divididas em 5 tipos: basófilos (não se sabe ao certo a função, mas acredita-se que esteja relacionada com metais pesados); acidófilos (ou eosinófito; relaciona-se à alergias e verminoses); neutrófilo (é a primeira linha de defesa de fagocitose); linfócito (comunicação, morte celular e anticorpos - mais importante na resposta específica!); macrófago (fagocitose).

  • Respostas específicas (3˚ nível): depois que o invasor passou do 1˚ e 2˚ nível de defesa, as respostas específicas começam a agir. Funcionam da seguinte maneira: um linfócito, chamado T Helper, identifica o tipo de invasor e decide qual é a melhor resposta específica: a humoral ou a celular. Caso seja a humoral, outro tipo de linfócito (o linfócito B) produz anticorpos (que é uma proteína com 4 cadeias de aminoácidos específica para cada invasor). Caso seja a celular, o linfócito T Killer é "acionado" e vai furando a membrana dos invasores (perforinas). Obs: antígeno é uma molécula presente nos invasores contra o qual se produz um anticorpo. É importante lembrar que após a primeira resposta (1˚ vez que o invasor entra no corpo), é desenvolvida a chamada memória imunológica, que faz com que caso o mesmo invasor entre no corpo, os anticorpos ajam de forma mais intensa e mais rápida.
        -Existem duas formas de imunização, ou seja, duas formas de "ter" anticorpos. A primeira é denominada passiva, pois a pessoa recebe anticorpos, seja de forma natural (placentária) ou artificial (pelo soro imune). A segunda é chamada ativa, pois a pessoa produz os anticorpos, seja de forma natural (quando o invasor entra no corpo e a pessoa desenvolve os anticorpos) ou artificial (pela vacina). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário