quinta-feira, 17 de maio de 2012

Resumo de Geografia 2 etapa - Edilberto

-Sistemas de Transporte:


  • Sistema Rodoviário: esse é o sistema com menor custo de implantação, entretanto possui um elevado custo de operação e manutenção. O sistema rodoviário é o adotado pelo Brasil, mas não é o mais vantajoso para um país desse porte pelos seguintes motivos: esse sistema é em conta em extensões até de 500km, todavia o Brasil é muito grande territorialmente; o clima, controle de cargas, material do asfalto, etc. desfavorecem sua utilização no Brasil, exigindo constante manutenção (e todos sabemos como o Brasil é extremamente preocupado com manutenção, né?!). Essa série de desvantagens reflete no preço do transporte no país. 
  • Sistema Ferroviário: esse sistema ideal para países de grandes extensões territoriais, entretanto é limitado a países ricos, pois o custo de implantação é alto. Possui um baixo custo de operação e pouca manutenção, já que os materiais são mais resistentes. Esse sistema não é muito flexível no sentido que depende muito do relevo (não pode ser instalado em qualquer lugar). O Brasil já teve uma malha ferroviária maior do que a atual que ligava o Sudeste do país. Não obstante, essa malha foi sendo desativada nos últimos anos.
  • Sistema Hidroviário: esse sistema tem alto custo de implantação (portos, eclusas, navios, etc.), mas é bem vantajoso para transportes a longa distância. É mais utilizado para viagens transcontinentais. No Brasil, os portos são muito precários e necessitam de muita mão-de-obra enquanto na Holanda (país com sistema hidroviário mais moderno) o trabalho quase todo é realizado por máquinas.
  • Sistema Aeroviário: esse é um sistema extremamente caro, tanto de ser implantado quanto de operação. Serve para o transporte de pessoas e cargas (urgência de entrega, locais inacessíveis, baixo volume e alto preço unitário). É bem seguro e o mais rápido.
  • Sistema Dutoviário: serve para transportar por dutos (tubos) cargas líquidas, gasosas e sólidas solúveis em água. É relativamente barato.
        Obs: o que vem sendo visto nos países mais desenvolvidos é a combinação de todos os sistemas de transporte.

-Brasil no Sistema Internacional:

        Apesar de ser uma potência econômica, o Brasil participa muito pouco no mercado internacional. Os motivos para essa ínfima participação são: câmbio (a valorização do real prejudica o exportador brasileiro); infraestrutura (transportes e energia); muitos impostos; juros muito altos. 
        Os produtos de exportação brasileiros são commodities e produtos de baixa ou média tecnologia. O Brasil é considerado um global trader, ou seja, um parceiro global, e isso é um ponto muito positivo para a economia brasileira, pois em um caso de crise, seus produtos estarão "bem" distribuídos.  A área de alta tecnologia é bem precária no Brasil, por causa de pouco investimento em pesquisa e educação, o que leva a grande importação de produtos desse ramo. Obs: o Brasil tem que exportar muito para compensar o capital gasto para importar os produtos de alta tecnologia, pois o preço dos commodities é muuuuiiitooo menor do que das altas tecnologias.
        Países vizinhos acabam firmando acordos regionais para se "fortalecerem" e se integrar no mercado internacional. O Brasil faz parte de diversos blocos econômicos que integram a América Latina, sendo o principal deles o Mercosul (mercado comum do sul).
  • O Mercosul foi criado em 1991 e começa com o acordo bilateral, firmado entre Brasil e Argentina e posteriormente, com o tratado de assunção, entrando então Paraguai e Uruguai. Esses são os membros efetivos (possuem um tratado de livre comércio e união aduaneira) e além deles, formam o bloco, Chile e Bolívia como membros associados (possuem somente o tratado de livre comércio). Obs: união aduaneira é a igual taxação de todos os produtos importados. A 1˚ década do Mercosul foi um sucesso total e multiplicou o comércio regional por cinco! A 2˚ década, por outro lado, não foi tão boa por causa da crise argentina (Argentina impôs , pelo Plano Cavalo, a paridade cambial - 1 peso=1 dólar - o que causou uma crise nas exportações e consequentemente no Mercosul todo). 
        Além do Mercosul o Brasil faz parte de diversos outros blocos como o UNASUL (visa infraestrutura, cooperação, banco p/ desenvolvimento regional, fórum p/ debater segurança, etc.), ALADI, etc.

3 comentários:

  1. Adorei, em compensação estou com a mão toda moída de tanto fazer trabalho, mas por hoje acabou, agora só amanha se Deus permitir! Obrigado meu Deus por mais uma vez me fazer companhia, só em ti eu tenho forças pra lutar!!! Agora vou dormi felizzzz

    ResponderExcluir