quinta-feira, 21 de junho de 2012

Resumo de Cênicas 3 etapa - Cézar

Histórico da Comédia:

  • Antiguidade Clássica:

        A comédia começa na Antiguidade Clássica, na Grécia e em Roma. Na Grécia (por volta do século V a.C) surgiu a comédia que foi dividida em 3 períodos: antiga; mediana; nova. A comédia antiga tinha como principal temática a política e a sociedade da época, fazia com que o público refletisse rindo e falava muito da guerra do Peloponeso (estava acontecendo na época) Obs: introduz a sexualidade na comédia. A comédia mediana tem início coincidente com o fim da guerra do Peloponeso, o que faz com que diminua a crítica política. A comédia nova é somente uma sátira social e não fazia com que o público "pensasse", somente risse. Em Roma (durante o império romano) havia a política do pão e circo que era uma forma de alienar a população, fornecendo a essa, entretenimento e comida. Como é de se esperar, não haviam comédias em Roma que servissem para despertar o senso crítico dos cidadãos, somente para divertí-los. O principal tipo de teatro era o mimo cristológico, que satirizava a paixão de Cristo, mas mais tarde foi proibido pela igreja.

  • Idade Média:

        Na Idade Média, predominava o teatro profano, ou seja, sem religiosidade. O público alvo era o "povão" e surge aí o teatro de rua.

  • Renascimento:

        No renascimento alguns países se destacam nas comédias, são eles: Inglaterra; Itália; França. Na Inglaterra o principal autor era Shakespeare, mais conhecido por suas tragédias, entretanto tem uma inovação: introduz cenas cômicas em suas tragédias (com a finalidade de obter um maior público) - "junção de gêneros". Shakespeare escreveu também algumas comédias. Na Itália o principal tipo de teatro era a commedia dell'arte, que como já caiu na última prova, vou falar só superficialmente aqui. Nessa comédia predominava o improviso e os temas eram amorosos e do cotidiano, com atores caricatos e esteriotipados. Na França há uma retomada aos teatros gregos e romanos, vou falar mais detalhadamente aí em baixo, porque é o mais importante para prova!

Classicismo Francês:

        Como o próprio nome já diz ("classicismo") nesse período houve uma retomada às ideias da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). Para os autores do período, quanto mais próximo dos textos clássicos, melhor era a peça teatral. Os autores da época seguiam muito rigorosamente os escritos de Aristóteles na "Arte Poética". Nesse livro, Aristóteles somente dava algumas sugestões de como devia ser um "bom teatro"; entretanto, os franceses levaram isso muito a sério e definem os escritos como regras a serem seguidas pelos artistas (caso contrário eram presos e as vezes condenados a morte). Aristóteles dizia também que a tragédia era melhor que a comédia e como já esperado, lá estão os franceses escrevendo somente tragédias. Algumas das "regras" eram: decoro (não era permitido ofender a ética/costumes/etc. da época); personagens nobres (eram considerados com caráter elevado); lei das 3 unidades (a história se passava num tempo de 24h; havia apenas um espaço físico; só havia um conflito na peça) . O principal comediógrafo da época (e talvez de todos os tempos) foi Moliére.
  • Moliére não era nobre, mas desde a sua infância convivia com a nobreza, visto que seu pai fazia os tapetes para o rei. Por isso cresceu assistindo as tragédias clássicas, que eram apresentadas nos palácios dos nobres. Nesse período, para se escrever uma peça, era preciso seguir a algumas regras um tanto rigorosas e como Moliére não as segue, é preso diversas vezes, servindo de vergonha para família. Um dia, depois de cumprir uma de suas penas, sai de casa e vai perambulando pelas ruas, até que encontra uma trupe de commedia dell'arte. Segue com esse grupo e escreve canovaccis (roteiros da commedia dell'arte). Posteriormente escreve "As preciosas ridículas" e apresenta para o rei Luís XIV, que acaba gostando. Seu grupo vira o grupo do rei e introduz a comédia para nobreza. Suas principais obras eram comédias de costume, em que ele criticava todos os costumes dos franceses (menos do rei, obviamente) e é o primeiro a aliar entretenimento e reflexão. Enquanto normalmente a comédia possui personagens superficiais, Moliére desenvolve personagens com um psicológico bem desenvolvido, com a finalidade de criticar a sociedade da época (desde a igreja até médicos, comerciantes, etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário