Como o Cássio passou aquele roteiro de estudo, ao invés de escrever um resumo mesmo, vou responder a cada tópico.
I. Expansão Territorial dos EUA:
- Ideologia do Destino Manifesto: os americanos iniciaram a expansão territorial guiados pelo "Destino Manifesto". De acordo com essa ideologia, os EUA eram predestinados por Deus a conquistar o domínio de toda a América do Norte e assim construir um país com dimensões continentais. O Destino Manifesto também foi justificativa para o genocídio dos povos nativos ("civilização x barbárie");
- Compra da Lousiana, Flórida e Alasca: a Lousiana foi a primeira aquisição dos EUA na marcha para o oeste. Durante o governo de Thomas Jefferson, esse território foi vendido pelos franceses, que estavam em guerra com a Grã-Bretanha (no período napoleônico). A compra da Flórida ocorreu durante o governo de James Monroe. Com a doutrina defendendo a "América para os americanos" compra a Flórida dos espanhóis (iriam liderar a independência das colônias europeias). Bem depois compram o Alasca, que era uma colônia russa, dando continuidade à expansão.
- Guerra Anglo-Americana (1812): essa guerra aconteceu antes da compra da Flórida e foi conhecida como "segunda guerra de independência". Na Europa, Napoleão governava a França e como revanche, colocou em vigor o bloqueio continental. Entretando, a Grã-Bretanha também realizava um bloqueio continental, impedindo que os produtos franceses se espalhassem e que produtos estangeiros chegassem à França. Durante esse período, alguns navios americanos foram capturados pela Inglaterra, pois estavam indo em direção à França, levando produtos. Essa captura de navios neutros americanos despertou o interesse dos "Warhawks", que não gostaram da atitude inglesa e queriam conquistar o território inglês no Canadá. Essa guerra acaba com um fracasso americano que acabam com a capital (Washington) incendiada pelos ingleses. Essa guerra foi chamada pelos americanos de "segunda guerra de independência" por ter ocorrido entre os EUA e Inglaterra (ex-colônia contra ex-capital).
- Revolução Texana e união EUA-Texas: na região texana (pertencia ao México) viviam vários imigrantes americanos, que lá instalavam suas plantações e residências. Eram contra o governo do ditador mexicano e acabaram proclamando a independência da região. Surge aí a República do Texas, que era governada pelos imigrantes americanos. Posteriormente surgiram negociações com os EUA, para que este anexasse aquele. Depois de um tempo houve a anexação , o que resultou em um desentendimento entre EUA e México, que resultou em uma guerra. Os EUA venceram a guerra e conquistaram diversos territórios, entre eles a Califórnia, rica em ouro.
- Anexação do Oregon:
- Consequência para os EUA e para os índios: toda essa expansão teve sérias consequências para os índios, que foram quase totalmente destruídos. Os americanos, com a expansão, criaram novas cidades, resultando na construção de ferrovias no desenvolvimento de novas atividades econômicas (como exploração de ouro na Califórnia).
II.Tensão Norte-Sul na década de 1850:
- Abolicionismo do Norte: os estados do Norte eram uma sociedade moderna e capitalista, compostos de uma elite burguesa industrial. Durante a formação da constituição, esse tema foi deixado de lado, resultando em uma autonomia de cada estado decidir a questão da escravidão. Esse problema voltou à tona quando na marcha para o oeste os estados nortistas proibiam a escravidão nos estados por eles conquistados, enquanto os sulistas defendiam a escravidão (já que eram quase exclusivamente agrários).
- Criação do partido republicano: esse partido foi criado para defender os interesses nortistas, principalmente a abolição dos escravos. Caso um presidente republicano fosse eleito, todos sabiam que iria abolir a escravidão. Isso ocorreu nas eleições de 1860 em que Abraham Lincoln foi eleito, resultando uma reação imediata do sul.
- Protecionismo x Livre Comércio: os estados do norte defendiam o protecionismo, pois visava proteger as indústrias e empregos da concorrência extrangeira, já que era industrializado (produzia tecidos, ferro, carvão, armas, etc.) e a mão-de-obra era assalariada. Por outro lado o sul defendia o livre-comércio, pois queriam ter o direito de importar produtos industriais de onde quisessem.
- Futuro dos novos estados do Oeste: os sulistas queriam que os novos estados fossem escravistas, entretando alguns deles queriam ser abolicionistas, assim como os estados do norte. Portanto houve uma grande heterogeneidade em relação à política dos estados do oeste. Obs: a intenção que o sul tinha ao defender que os estados fossem escravistas, era obter maior número de escravistas no congresso.
III. Guerra de Secessão:
- Motivos: como já dito anteriormente, o partido republicano surgiu para defender principalmente a abolição. Nas eleições de 1860, Abrahan Lincoln vence, provocando uma crise política, uma vez que o Sul decide se separar do Norte. É criada a Confederação Sulista. Observe o esquema abaixo, que compara alguns aspectos importantes da secessão:
Norte - União; Lincoln; Modernidade capitalista; Abolicionismo; Protecionismo e reunificação.
Sul - Confederação; Jefferson Davis; Sociedade tradicional escravista; Escravismo; Livre-comércio e secessão.
- Consequências: os estados da União (norte), por ter mais soldados e uma indústria bélica desenvolvida, venceram a guerra e reunificaram o país. Além disso aboliram a escrevidão em todo o território. Os escravos (agora livres) continuaram marginalizados, pois não contaram com o apoio do estado.
- Argumento sulista para secessão: os sulistas tinham a convicção que a autonomia para resolver a questão da escravidão deveria valer e os estados do norte, querendo abolir a escravidão, estavam reprimindo o governo sulista. É aí que volta aquela velha história do direito de rebelião contra um governo opressor. Além disso, a adesão dos EUA na independência era um ato voluntário, portanto havia o direito de secessão se a união não fosse mais vantajosa.
Se não me engano não foram todos os estados do Sul que optaram pela secessão quando Abraham Lincoln foi eleito. Esses que preferiram continuar unidos ao norte foram permitidos a continuar com a escravidão mesmo após o fim da guerra de secessão, tudo bem que eles não continuaram por muito, mas até o período que lhes foi dado direito eles mantiveram a escravidão, como um tipo de recompensa por não terem se aliado contra ele. Estou certo?
ResponderExcluirPode ser que esteja mesmo certo. Estava procurando aqui no caderno e no livro, mas não achei nada a respeito. O Cássio talvez tenha falado algo do tipo em aula, entretanto não to lembrando.
ResponderExcluir