sábado, 23 de junho de 2012

Resumo de História 3 etapa - Cássio

        Como o Cássio passou aquele roteiro de estudo, ao invés de escrever um resumo mesmo, vou responder a cada tópico.

I. Expansão Territorial dos EUA:

  • Ideologia do Destino Manifesto: os americanos iniciaram a expansão territorial guiados pelo "Destino Manifesto". De acordo com essa ideologia, os EUA eram predestinados por Deus a conquistar o domínio de toda a América do Norte e assim construir um país com dimensões continentais. O Destino Manifesto também foi justificativa para o genocídio dos povos nativos ("civilização x barbárie");
  • Compra da Lousiana, Flórida e Alasca: a Lousiana foi a primeira aquisição dos EUA na marcha para o oeste. Durante o governo de Thomas Jefferson, esse território foi vendido pelos franceses, que estavam em guerra com a Grã-Bretanha (no período napoleônico). A compra da Flórida ocorreu durante o governo de James Monroe. Com a doutrina defendendo a "América para os americanos" compra a Flórida dos espanhóis (iriam liderar a independência das colônias europeias). Bem depois compram o Alasca, que era uma colônia russa, dando continuidade à expansão.
  • Guerra Anglo-Americana (1812): essa guerra aconteceu antes da compra da Flórida e foi conhecida como "segunda guerra de independência". Na Europa, Napoleão governava a França e como revanche, colocou em vigor o bloqueio continental. Entretando, a Grã-Bretanha também realizava um bloqueio continental, impedindo que os produtos franceses se espalhassem e que produtos estangeiros chegassem à França. Durante esse período, alguns navios americanos foram capturados pela Inglaterra, pois estavam indo em direção à França, levando produtos. Essa captura de navios neutros americanos despertou o interesse dos "Warhawks", que não gostaram da atitude inglesa e queriam conquistar o território inglês no Canadá. Essa guerra acaba com um fracasso americano que acabam com a capital (Washington) incendiada pelos ingleses. Essa guerra foi chamada pelos americanos de "segunda guerra de independência" por ter ocorrido entre os EUA e Inglaterra (ex-colônia contra ex-capital).
  • Revolução Texana e união  EUA-Texas: na região texana (pertencia ao México) viviam vários imigrantes americanos, que lá instalavam suas plantações e residências. Eram contra o governo do ditador mexicano e acabaram proclamando a independência da região. Surge aí a República do Texas, que era governada pelos imigrantes americanos. Posteriormente surgiram negociações com os EUA, para que este anexasse aquele. Depois de um tempo houve a anexação , o que resultou em um desentendimento entre EUA e México, que resultou em uma guerra. Os EUA venceram a guerra e conquistaram diversos territórios, entre eles a Califórnia, rica em ouro.
  • Anexação do Oregon: 
  • Consequência para os EUA e para os índios: toda essa expansão teve sérias consequências para os índios, que foram quase totalmente destruídos. Os americanos, com a expansão, criaram novas cidades, resultando na construção de ferrovias no desenvolvimento de novas atividades econômicas (como exploração de ouro na Califórnia).

II.Tensão Norte-Sul na década de 1850:

  • Abolicionismo do Norte: os estados do Norte eram uma sociedade moderna e capitalista, compostos de uma elite burguesa industrial. Durante a formação da constituição, esse tema foi deixado de lado, resultando em uma autonomia de cada estado decidir a questão da escravidão. Esse problema voltou à tona quando na marcha para o oeste os estados nortistas proibiam a escravidão nos estados por eles conquistados, enquanto os sulistas defendiam a escravidão (já que eram quase exclusivamente agrários).
  • Criação do partido republicano: esse partido foi criado para defender os interesses nortistas, principalmente a abolição dos escravos. Caso um presidente republicano fosse eleito, todos sabiam que iria abolir a escravidão. Isso ocorreu nas eleições de 1860 em que Abraham Lincoln foi eleito, resultando uma reação imediata do sul.
  • Protecionismo x Livre Comércio:  os estados do norte defendiam o protecionismo, pois visava proteger as indústrias e empregos da concorrência extrangeira, já que era industrializado (produzia tecidos, ferro, carvão, armas, etc.) e a mão-de-obra era assalariada. Por outro lado o sul defendia o livre-comércio, pois queriam ter o direito de importar produtos industriais de onde quisessem. 
  • Futuro dos novos estados do Oeste: os sulistas queriam que os novos estados fossem escravistas, entretando alguns deles queriam ser abolicionistas, assim como os estados do norte. Portanto houve uma grande heterogeneidade em relação à política dos estados do oeste. Obs: a intenção que o sul tinha ao defender que os estados fossem escravistas, era obter maior número de escravistas no congresso.

III. Guerra de Secessão:

  • Motivos: como já dito anteriormente, o partido republicano surgiu para defender principalmente a abolição. Nas eleições de 1860, Abrahan Lincoln vence, provocando uma crise política, uma vez que o Sul decide se separar do Norte. É criada  a Confederação Sulista. Observe o esquema abaixo, que compara alguns aspectos importantes da secessão:

Norte - União; Lincoln; Modernidade capitalista; Abolicionismo; Protecionismo e reunificação.
Sul - Confederação; Jefferson Davis; Sociedade tradicional escravista; Escravismo; Livre-comércio e secessão.
  • Consequências: os estados da União (norte), por ter mais soldados e uma indústria bélica desenvolvida, venceram a guerra e reunificaram o país. Além disso aboliram a escrevidão em todo o território. Os escravos (agora livres) continuaram marginalizados, pois não contaram com o apoio do estado. 
  • Argumento sulista para secessão: os sulistas tinham a convicção que a autonomia para resolver a questão da escravidão deveria valer e os estados do norte, querendo abolir a escravidão, estavam reprimindo o governo sulista. É aí que volta aquela velha história do direito de rebelião contra um governo opressor. Além disso, a adesão dos EUA na independência era um ato voluntário, portanto havia o direito de secessão se a união não fosse mais vantajosa.

2 comentários:

  1. Se não me engano não foram todos os estados do Sul que optaram pela secessão quando Abraham Lincoln foi eleito. Esses que preferiram continuar unidos ao norte foram permitidos a continuar com a escravidão mesmo após o fim da guerra de secessão, tudo bem que eles não continuaram por muito, mas até o período que lhes foi dado direito eles mantiveram a escravidão, como um tipo de recompensa por não terem se aliado contra ele. Estou certo?

    ResponderExcluir
  2. Pode ser que esteja mesmo certo. Estava procurando aqui no caderno e no livro, mas não achei nada a respeito. O Cássio talvez tenha falado algo do tipo em aula, entretanto não to lembrando.

    ResponderExcluir