Músicas do PAS 2 - subprograma 2011:
Legenda: 1)Compositor;
2) Intérprete;
3)Estilo;
4)Métrica;
5)Forma;
6)Instrumentos;
7)Tom
8)História;
"Na Subida do Morro"
1)Moreira da Silva
2)Moreira da Silva
3)Samba de breque
4)Binário
5)AB
6) Pandeiro, violão, cavaco, bateria, trompete, trombone e flauta
7)Maior
8) O samba de breque é caracterizado pela pausa no meio da música em que o cantor começa a falar, no minuto 1:00 do vídeo (assemelha-se um pouco ao rap - o cespe já perguntou em uma prova). É da década de 30.
"Feira de Mangaio"
1) Sivuca (Severino Dias de Oliveira)
2)Sivuca
3)Baião (derivado do Lundu, ritmo de dança nordestina)
4)Aa ou BB ou AA'BB
5) Binário
6) Acordeon, zabumba (bombo) e triângulo (aí no vídeo tem mais, mas na versão original não)
7)Menor
8)Música em homenagem à conhecida feira de Itabaiana, responsável pela economia da cidade na década de 60 e 80
"Milonga para as Missões"
Essa música tem duas versões, ambas caem no PAS, uma é do Victor e Léo (versão 1) e a outra é do Renato Borghetti (versão 2), que é o compositor.
- Versão 1:
1) Renato Borghetti
2)Victor e Léo
3)Milonga (música tradicional da Espanha e América Latina. Derivada da itabanera. Popularizou-se em Montevidel e Buenos Aires)
4)AB
5)Binário
6)Acordeon e violão
7) Menor
- Versão 2:
É igual à versão 1, mas o intérprete é Renato Borghetti e o instrumento é a gaita de 8 baixos (parece com uma sanfona), que só tem duas tonalidades.
"Forró Classudo"
1)Toninho Ferraguthi
2)Toninho Ferraguthi
3)Forró
4)Binário
5)AB ou AA'BB'
6)Sanfona, violino, viola, cello e contra baixo
7)Maior
8)Toninho colocou o acordeon no mesmo nível dos instrumentos nobres. O forró é derivado do baião. No início do séc XX, engenheiros britânicos instalados em Pernambuco para construção de uma ferrovia participavam
"Disseram que voltei americanizada"
1)Vicente Paiva / Luiz Peixoto
2)Carmen Miranda
3) Samba
4)Binário
5)AA'B
6) Baixo, cavaco, violão, pandeiro, flauta, trompete e clarinete maior
7) Maior
8) Carmen Miranda nasceu em Portugal, entretanto considerava-se brasileira. Sua carreira vai da década de 30 a 50. Inicia como atriz e em 1939 vai para os EUA. Era artista do tropicalismo. Por causa da agenda corrida, dependia de remédios para conseguir a cumprir. Após desmaiar em um show, se recupera, mas acaba morrendo em Bervely Hills.
Nenhum comentário:
Postar um comentário