Tecido nervoso:
10% do tecido nervoso é composto por neurônios e os outros 90% composto das células gliais. As células gliais são também chamadas de "acessórias" ou de "enchimento", entretanto não são supérfluas como o nome sugere. Na verdade elas são extremamente importantes e são divididas em 3 tipos (cada uma com sua função específica). São elas: astrócitos (sustentam e nutrem o tecido nervoso; ficam coladas nos vasos sanguíneos, recebem os nutrientes e os distribuem para o resto do tecido), micróglia (são as menores células do tecido nervoso e servem como defensoras; têm origem semelhante à dos leucócitos - na medula óssea) e oligodendrócito (também conhecida como célula de Schwann, são responsáveis pela bainha de mielina, que envolve parte de um neurônio, aumentando a velocidade de transmissão dos impulsos elétricos e fornecendo proteção).
Finalmente, o neurônio, célula mais importante do sistema nervoso. Para entender bem essa célula, basta compreender cada um dos pontos a seguir (elaborados por Golgi e Cajal):
- "O neurônio é a unidade morfofisiológica do sistema nervoso";
- "O neurônio tem 3 partes: dendrito, corpo celular e axônio";
- "O neurônio tem atividade elétrica";
- "O estímulo é captado pelos dendritos, se propaga para o corpo celular e para o axônio";
Agora, fazendo uma síntese do que foi dito: o neurônio é a célula que concentra a principal função do sistema nervoso (1); é dividido em três partes, o dendrito ("ramo pequeno"), corpo celular (núcleo + maioria das organelas) e axônio (como uma cauda longa e única, normalmente) (2); o trabalho do neurônio é baseado na atividade elétrica: os dendritos recebem o impulso que passa para o corpo celular e depois para o axônio, de onde é transmitido para outro neurônio (3/4). O impulso elétrico atravessa a célula e passa para outra por meio dos neurotransmissores (como a adrenalina, dopamina, anandamina, etc.), a isso se dá o nome de sinapse.
Sistema Nervoso:
O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central e periférico. O central subdivide-se em encéfalo e medula espinhal e o periférico em somático e autônomo.
- Sistema nervoso central (SNC): localiza-se sempre protegido ou pelo crânio ou pela coluna vertebral. Como dito antes, divide-se em encéfalo (que ao pé da letra significa "na cabeça") e medula espinhal.
- Encéfalo: é protegido pelo crânio e é dividido em cérebro, cerebelo e tronco encefálico. O cérebro é provavelmente o mais complexo dos órgãos e ainda tem muito o que ser descoberto. Possui dois hemisférios e é o responsável pelo controle contra-lateral, ou seja, movimentação, além do pensamento, julgamento, criatividade, controle geral, entre inúmeras outras funções. O cerebelo também possui dois hemisférios e é responsável pelo equilíbrio e cordenação motora.
Obs: é bom tomar cuidado com as imagens que você encontrar pela internet, que mostram o cérebro todo dividido em partes, especificando a função de cada parte. Essa divisão está ficando ultrapassada, pois sabe-se que diversas partes atuam juntas em uma mesma ação. O tronco encefálico é essa parte central da imagem. As principais partes do tronco encefálico são: o hipotálamo (responsável pelo sono, pela fome/sede e pela temperatura - na febre, por exemplo, é ele o responsável por aumentar a temperatura do corpo), ponte e bulbo (responsáveis pelo controle cardiorrespiratório).
- Medula espinhal (ou raquidiana): protegida pela coluna. Sua função é integrar o encéfalo, que fica quase isolado na cabeça, com o resto do corpo. É dividido em duas partes: a massa branca e massa cinzenta (a branca é cheia de axônios - bainha de mielina- e a cinza é cheia de corpos celulares e dendritos). A ação medular é composta pelos arcorreflexos. Dois exemplos são o patelar e o de retirada. Um estímulo (uma pancada, por exemplo) passa para um neurônio sensorial que vai (pela sinapse) para um neurônio motor até a resposta. Obs: em alguns arcorreflexos há um neurônio entre os dois neurônios, chamado neurônio associativo.
- Sistema nervoso periférico (SNP): é formado por gânglios e nervos (os dois ficam fora daquela região do crânio e da coluna). Os gânglios são o conjunto de corpos celulares, por isso têm o formato meio arredondado. Os nervos são feixes de axônios, por isso são alongados e com formato cilíndrico. O SNP é dividido em somático (atividades voluntárias) e autônomo (atividades involuntárias). O autônomo ainda pode ser dividido em simpático e parassimpático. Eles liberam substâncias que causam certos efeitos no corpo humano. O simpático libera noradrenalina que é responsável pela dilatação da pupila, etc. O parassimpático libera a aceticolina que tem efeito oposto da noradrenalina. O simpático é o responsável pelos efeitos do susto e o parassimpático tem função oposta, como um "relaxamento".
Sistema Sensorial:
É o conjunto de órgãos que são responsáveis pela captação de estímulos internos e externos. Possuímos mais do que cinco sentidos, como normalmente dizem, mas por enquanto só os cinco nos interessam.
I. Tato: é sentido pela pele, mais especificamente por suas terminações nervosas. É um tipo de mecanorrecepção. As sensações provenientes são pressão, vibração, temperatura e dor.
II. Paladar: é sentido pela língua e pelo ''céu da boca''. É um tipo de quimiorrecepção. As sensações são captadas pelas papilas gustatórias, que são células receptoras. Essas células interpretam cinco sabores (doce, salgado, azedo, amargo e umami). As classificações que dizem que cada parte da língua sente um sabor estão erradas, visto que todas as células sentem todos os sabores.
III. Olfato: é sentido no teto das possas nasais. Nesse local estão localizadas células olfatoriais que recebem o estímulo/impulso e mandam para o cérebro, que os interpreta. Durante a respiração, entram no nariz elementos químicos junto com o ar. São esses elementos que são percebidos pelas células olfatoriais (quimiorreceptoras).
IV.Audição: o órgão receptor é a orelha, que é dividida em três partes: externa, média e interna. A orelha externa é composta do pavilhão e do canal auditivo. A média é composta por três ossículos que transmitem a vibração a ser amplificada pelo tímpano. É na orelha média, também, que localiza-se a tuba auditiva (ou trompa de eustáquio) que controla a entrada de ar na câmara timpânica, ou seja, controla a pressão. A orelha interna é composta por canais circulares, por onde o som passa até ser interpretado pelo nervo coclear.
V. Visão: captada pelo olho. O olho é dividido, externamente, em esclera (parte branca - tecido conjuntivo denso), íris (parte colorida) e pulila (que é um buraco por onde entra luz). A anatomia mais detalhada está representada na imagem. A parede do olho tem 3 camadas (esclera - sustentação - coroide - nutrição - retina - células fotossensíveis). O olho possui 4 lentes, que refratam a luz para
formar a imagem vista. São elas: córnea (sólida), humor aquoso (líquido), cristalino (sólido) e humor vítreo (líquido). Por fim a pupila, que é uma abertura da íris. Controlada pelo sistema nervoso periférico autônomo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário