terça-feira, 11 de setembro de 2012

Resumo de História 4 etapa - Cássio

Revolução Haitiana:

  • Introdução:

        O Haiti era uma colônia francesa e foi a segunda a conseguir sua independência. Conseguiram sua independência por meio da Revolução Haitiana, que foi muito violenta, com os escravos devastando a população branca. Antes de entrar em detalhes, vamos ver um pouco do que era o Haiti por volta de 1780: o Haiti localizava-se na parte oeste da ilha de Hispaniola (no Caribe) e era a principal colônia francesa (antes da revolução, chamado de Saint Domingue). Era um grande exportador de açúcar (40% do abastecimento mundial) e café (metade do café consumido na Europa era de lá), e o sistema utilizado era o plantation, portanto haviam muitos escravos trabalhando nessas lavouras. Tantos eram os escravos que havia forte presença da cultura africana, principalmente na religião, com o Vodu. Entretanto, a legislação era um tanto racista e marginalizava os negros e mulatos livres. Haviam também assembleias na colônia, embora fossem organizadas por brancos. Ideais iluministas da Revolução Francesa começaram a chegar a Saint Domingue, o que criou grande expectativa. Todavia, nada foi feito frustrando, assim, os negro e mulatos. Esse foi o que motivou a luta pela independência sob forma de revolução.        

  • Motivos:

        A Revolução Haitiana foi ao mesmo tempo uma luta social e racial. Social por ser entre escravos e senhores e racial por ser entre negros/mulatos contra brancos. Além disso, visava o rompimento com a Europa. Os escravos começam a se desentender com seus senhores (comum em uma sociedade escravista), mas em Saint Domingue haviam tantos escravos que era necessário o auxílio militar, para controlar tal situação. Além disso, houve a frustração com os ideais iluministas, já dito.

  • Acontecimentos:

        Em agosto de 1791 começou a revolta dos escravos contra seus senhores. Formaram-se facções de negros e mulatos para lutar contra os brancos, transformando a ilha num verdadeiro caos. Sonthonax, um jacobino francês, é envidado ao Haiti para governar em nome da França. Ele aliou-se aos mulatos e negros e intensificou as perseguições aos brancos. Ainda durante o governo de Sonthonax, os espanhóis que ocupavam a parte leste da ilha das Hispaniolas, invadem Saint Domingue, apoiados pelos monarquistas (brancos) da colônia francesa. Obs: junto aos espanhóis, haviam escravos lutando, dentre eles Toussaint L'Overture.
       Para obter mais aliados, Sonthonax decidiu abolir a escravidão e na França a Convenção Nacional, dos jacobinos, acaba com a escravidão em todas as colônias francesas. Com a abolição, Toussaint sai do lado dos espanhóis e alia-se aos revolucionários.
      Em seguida a Grã-Bretanha tenta invadir Saint Domingue, querendo tomá-la dos franceses, mas não obtêm êxito por causa de várias doenças (como a febre amarela e a malária) e também por causa da violenta resistência dos negros.
        Em 1793 os espanhóis deixam Saint Domingue e perdem seus territórios na parte leste da ilha para os franceses. Em 1798 a Grã-Bretanha também deixa Saint Domingue e a deixa em uma situação peculiar, pois leva o comando branco a um colapso, portanto a colônia fica na mão dos negros.
        Toussaint, juntamente com dois outro negros (Jean-Jacques Dessalines e Henri Cristophe) assume o poder de Saint Domingue em nome dos franceses, mas na prática, governou praticamente sozinho. Conseguiu unificar a ilha de Hispaniola e instalou uma ditadura militar. Saint Domingue estava devastada, e para tentar recuperá-la, Toussaint cria o trabalho forçado, que nada mais é que uma escravidão disfarçada, para recuperar a produção de açúcar e café. Com o governo ditatorial, a popularidade de Toussaint despenca.
        Em 1802, Napoleão decide acabar com a abolição da escravidão, então invade Saint Domingue a fim de recolonizá-la. Envia seu general Charles Leclerc que a princípio parece que sairia vitorioso, ao conseguir capturar Toussaint e enviá-lo para uma prisão (onde acaba morrendo). Por outro lado, essa tentativa de restaurar a escravidão gerou novas revoltas negras (lideradas por Dessalines e Cristopher) cada vez mais intensas e violentas. Muitos franceses morreram por causa de doenças (o próprio general morreu de febre amarela). A França decidiu abandonar o território e Napoleão acaba perdendo 40 mil bons soldados. Obs: a maioria pensa que a primeira (e "única") derrota de Napoleão foi na Rússia, mas na verdade sua primeira derrota foi em Saint Domingue, contra os escravos.
      Em 1˚ de Janeiro de 1804, Dessalines proclama a independência de Sait Domingue, que passa a se chamar Haiti ("terra das montanhas"). Dessalines instala uma monarquia em que ele é o imperador (Imperador Jacques I) até 1806.

  • Consequências:
      A Revolução Haitiana gerou um grande medo que se espalhou pela América. As elites brancas de outras colônias adotaram políticas mais conservadoras, a fim de evitar conflitos com a metrópole. O medo da "haitização" ocorreu principalmente no Caribe e no Brasil, pois tinham sociedades estruturadas de maneira semelhante. Um problema decorrente da revolução foi que os brancos, bem instruídos, ou morreram ou fugiram, isso fez com que o Haiti se empobrecesse. Para essa economia pobre, ainda foi outra dificuldade pagar a indenização à França para que esta reconhecesse sua independência. Em 1821 foi adotada a República e em 1844 a República Dominicana ficou independente (parte leste da ilha).  

A independência da América Espanhola:

  • Introdução:
        A Espanha, por volta de 1750, era governada pela dinastia Bourbon. A ascensão dessa dinastia coincidiu com o declínio do poder espanhol na Europa (a Espanha tinha sido superada tanto pela Grã-Bretanha, quanto pela França). Apesar de estar em declínio, a Espanha possuía o maior e mais valioso império colonial na América: as Índias Ocidentais Espanholas. Essas colônias serviam para exploração de metais preciosos e gêneros tropicais, principalmente, e o trabalho empregado era o compulsório (realizado principalmente por índios). Como a metrópole havia declinado, acabou dando espaço para a ascensão das elites coloniais.
        A sociedade colonial era composta de: "espanhóis" (brancos; divididos em chapetones ou peninsulares - nascidos na Espanha, ocupavam os melhores cargos- e criollos - nascidos na América, tinham menos direitos e alguns ocupavam cargos menores nos cabildos), castas (mestiços livres sem direitos), índios (maioria da população, eram submetidos à servidão - mita) e escravos negros (principalmente no Caribe/Cuba).
        Com a diminuição do controle sobre as colônias, a colônias hispano-americanas sofreram com o aumento do contrabando e desvio de impostos além da ascensão dos criollos, que passaram a ocupar mais cargos e agir com mais autonomia.
        Ocorreram então as Reformas Bourbônicas (1764-1782) que eram reformas administrativo-econômicas do sistema colonial espanhol, visando aumentar a eficiência da exploração e fortalecer a monarquia e o controle espanhol sob suas colônias na América. Isso resultou no aumento dos impostos, intensificação do mercantilismo, intervenção da metrópole nos assuntos da colônia, redução da autonomia dos cabildos e criollos, maior exploração indígena, etc... Essas reformas geraram um verdadeiro sentimento de revolta entre os colonos, pois inibiam o poder administrativo das elites. Os criollos, influenciados pelo iluminismo e pela revolução americana, queriam mais autonomia.
  • Acontecimentos:
        Por volta de 1780, estouraram algumas revoltas indígenas e das castas contra a Espanha e os criollos. Era uma luta social e racial de índios e castas contra brancos.
        A principal revolta foi a de Tupac Amaru, no Peru e na Bolívia. Foi uma revolta de indígenas lideradas pelo cacique, que alegava ser descendente dos incas, que se nomeou Tupac Amaru II. Seus objetivos eram um tanto confusos. Tupac disse reconhecer a soberania da Espanha e lutava pelo fim da mita (servidão) e pela possibilidade de indígenas assumirem cargos no governo. Por outro lado queria restaurar o império Inca no Peru. No início os criollos até "apoiavam" a ideia, mas logo viram seus interesses em jogo. O terror aumentou quando viram a revolta massacrar os brancos de forma indiscriminada. A revolta fracassou por causa da falta de unidade dos índios (alguns rivais eram contra),  a superioridade militar da Espanha e o não apoio dos criollos. Tupac foi capturado e torturado em Cuzco. Entretanto, a revolta não foi em vão: fez a metrópole diminuir a mita e instalar uma corte de justiça em Cuzco.
        Depois de tudo isso, ne Europa, a Espanha se torna aliada da Grã-Bretanha na luta contra a França, nas guerras da Revolução Francesa. A Espanha é derrotada em um verdadeiro desastre militar e decide se aliar à França. Pouco depois, em 1799, Napoleão assume o poder da França e mantém a aliança de pé. Em um dos conflitos contra a Grã-Bretanha, a marinha francesa e espanhola ficam inteiramente destruídas, o que faz com que a Espanha deixe suas colônias na América totalmente vulneráveis. 
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário